Bleach

 

    Bleach (Burīchi, Romanizada como Bleach no Japão) é uma série manga japonesa escrita e ilustrada por Tite Kubo. Bleach segue as aventuras de Ichigo Kurosaki depois que ele acidentalmente obtém o poder de um shinigami-japonês uma morte semelhante à personificação Grim Reaper-de Rukia Kuchiki. Ganhar estas capacidades forças a ele para assumir as funções de defesa dos seres humanos a partir de espíritos malignos e de orientação das almas partiram para o pós-vida.

    Bleach tem sido continuamente serializada na antologia manga japonesa Weekly Shōnen Jump desde agosto de 2001 e foi coletada em 36 volumes, tankōbon de Dezembro de 2008. Desde a sua publicação, Bleach tem gerado uma grande mídia franquia. O mangá foi adaptado em uma série animada de televisão produzidos pela Studio Pierrot, que ainda está em curso no Japão, uma vez que adapta a história do mangá. A série também gerou duas animações vídeo original (OVAs), animados três longas-metragens, sete rock musicais, e de numerosos jogos de vídeo, bem como solicitada a libertação de muitos tipos de Bleach-relacionados mercadoria.

    Viz Media licenciada a manga de Inglês em língua publicação nos Estados Unidos e Canadá e tem 25 volumes liberada a partir de Dezembro de 2008. Além disso, tem vindo a publicar os capítulos em Shonen Jump desde Novembro de 2007. Em 15 de março de 2006, a Viz obtidos estrangeiros de televisão e vídeo doméstico direitos de distribuição para o anime Bleach. Cartoon Network começou a ventilar Bleach como parte do seu bloco Adult Swim, em 9 de setembro de 2006 nos Estados Unidos. O primeiro filme, Bleach: Memories of Nobody foi lançado na América do Norte na Região 1 DVD por Vez em 14 de outubro de 2008.

    Compilação volumes do mangá ter vendido mais de 50 milhões de cópias no Japão e atingiu o topo das tabelas de vendas mangá nos Estados Unidos. O anime adaptação tem sido igualmente recebidos, conforme classificação da 7 ª séries televisivas mais populares anime no Japão, em 2006, e no top dez anime para a América a partir de 2006 a 2008. A série recebeu o Prêmio Shogakukan Manga para o shōnen demográfica em 2005, e está entre os mais vendidos manga propriedades no Japão e América.